Delícias da Primavera
Conheça os benefícios de incluir na sua alimentação o caju e o espinafre, os destaques desta temporada.
CAJU
Nativo do Brasil, o caju vem da palavra indígena acaiu, que significa “noz que se produz” – uma menção à verdadeira fruta do cajueiro, a castanha, também rica em nutrientes como niacina (vitamina B3), fósforo, ferro e alguns tipos de gordura benéfica. A polpa – chamada de pedúnculo ou pseudofruto - , nas cores que variam do amarelo ao vermelho e rosado, tem cinco vezes mais vitamina C do que a laranja e fibras.
COMO COMPRAR: Escolha as frutas de consistência firme, que estiverem sem manchas ou machucados na casca.
COMO CONSERVAR: Segundo o pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, Ricardo Elesbão, em temperatura ambiente, o caju dura cerca de dois dias e, na geladeira, embalado em filme plástico, resiste por até uma semana. “O caju pode ser congelado da seguinte forma: coloque-o inteiro no freezer por 24h; depois disso, embale-o em plástico próprio para congelamento ou conserve-o em um recipiente com tampa. Mantenha-o embalado, no freezer, por até seis meses.”
COMO CONSUMIR: A castanha torrada serve como petisco e pode, ainda, compor pratos doces e salgados. A polpa é utilizada no preparo de sucos, sorvetes e compotas.
ESPINAFRE
Duas hortaliças diferentes são conhecidas como espinafre. Uma é originária da Ásia; outra, produzida na Nova Zelândia, pertencente à família Aizoaceae, é a mais encontrada no Brasil. Trata-se de uma hortaliça delicada, saborosa, fonte de ferro e excelente fonte de vitaminas A e B2. Fornece também cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Suas folhas possuem flavonóides, com propriedades antioxidantes. No momento da compra, observe se as folhas apresentam cor uniforme. O espinafre deve ser mantido sob refrigeração, por no máximo cinco dias. É possível congelá-lo. Para isso, lave-o, seque bem as folhas e embale-o em saco plástico retirando o ar. Pode ser mantido no freezer por até 30 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário