segunda-feira, 22 de março de 2010

Nova Odessa recebe Paixão de Cristo dias 1 e 2 Qualquer pessoa pode participar dos ensaios da apresentação, que ocorrem em frente à prefeitura


Grupo participa de ensaio para encenação; elenco reúne atores profissionais e moradores da cidade
Está quase tudo pronto para a 13ª edição da encenação da Paixão de Cristo em Nova Odessa. O espetáculo que traz os últimos momentos de Jesus Cristo na Terra será apresentado na praça em frente à prefeitura nos dias 1 e 2 de abril, a partir das 20h30.

Ontem, mesmo com a chuva, boa parte do elenco compareceu a mais um ensaio do espetáculo, que começou a ser organizado em janeiro deste ano. Cerca de 220 pessoas, entre atores profissionais e moradores, participam da montagem, dirigida há quatro anos pelo ator paulista João Prata.

Os interessados em fazer parte da figuração do espetáculo precisam apenas comparecer aos ensaios. O próximo será realizado domingo, em frente à prefeitura, no período da manhã.

Além de moradores de Nova Odessa, o evento conta com participantes de cidades vizinhas como Piracicaba, Americana e Santa Bárbara d’Oeste.

Profissional dos palcos há 40 anos, Prata comentou que este ano foram incluídas duas cenas novas e algumas mudanças no figurino. “Teremos mais cavaleiros e algumas novidades para o público”, adianta o diretor. Os ensaios gerais, no qual todas as cenas são repassadas, serão feitos nas noites dos dias 29, 30 e 31. “É neste momento que a gente passa todos os detalhes, faz algumas adaptações, mudanças e vê como ficou o resultado final”, completou.

O ator profissional e produtor de elenco Gustavo Salvatore conhece bem esta correria. Há dez anos ele participa da Paixão de Cristo e, neste ano, ficou com o papel de Herodes Antipas. “Comecei em Piracicaba e há quatro anos estou aqui. Já passei por soldado romano, apóstolo, sacerdote e agora Herodes”, recorda.

O artista plástico Tarciso Moreno faz parte das encenações da crucificação de Cristo há 15 anos. Nesta edição 2010 da apresentação, ele foi selecionado para ser Judas, personagem central da trama. “Peguei um pouco de cada amigo meu que interpretou este apóstolo para fazer uma interpretação diferente. Acredito que seja de suma importância, porque fazia parte do plano de Deus e, se não fosse ele, não teria acontecido a redenção”, diz Moreno, que também assina o cenário do espetáculo.

Mas quando o assunto é Paixão de Cristo, o holofote principal está sobre o ator que interpreta Jesus. Este ano, o papel foi incumbido ao engenheiro de produção André Gustavo Dextro Mauerberg. Nascido em berço cristão, o jovem já está acostumado com a vida e obra de Cristo. “Participava da encenação da morte do Senhor na igreja desde pequeno. Depois de um convite, eu vim pra cá. Estou com o pessoal há cinco anos e este é o meu terceiro como Jesus”, informou. Para Dextro, o espetáculo é importante para trazer a lembrança da obra de salvação feita pelo nazareno. “As pessoas precisam entender o verdadeiro significado da cruz, entender todo essa entrega de Jesus em prol do nosso bem.”

Nenhum comentário: