domingo, 23 de janeiro de 2011

Cavaco é reeleito presidente de Portugal no 1º turno

Conservador Aníbal Cavaco obteve 53,5% dos votos nas eleições deste domingo, contra 19% de Manuel Alegre, do Partido Socialista


O presidente de Portugal, o conservador Aníbal Cavaco Silva, foi reeleito para um segundo mandato de cinco anos nas eleições realizadas neste domingo. Ele obteve 53,5% dos votos quando a apuração provisória estava quase concluída.






Foto: AFP Ampliar

Cavaco Silva tenta se reeleger no pleito deste domingo



Leia também:

Boi, vaca e tábuas são usados em boicotes às eleições em Portugal

Contra esquerda dividida, presidente tenta reeleição no 1º turno

Seu principal rival, Manuel Alegre, candidato do Partido Socialista (PS), que governa Portugal, não alcançou seu objetivo de obrigar Cavaco a disputar com ele um segundo turno. Ele obteve 19% dos sufrágios e já reconheceu a derrota para o adversário.



As eleições presidenciais, realizadas no meio de uma grave crise econômica que vive Portugal e do temor de precisar pedir ajuda econômica externa, registraram uma alta abstenção, de quase 53%, contra 38,74% do pleito anterior, em 2006.



Durante a votação, problemas foram registrados no sistema eletrônico e na utilização da carteira digital do cidadão, necessária para votar, que, segundo porta-vozes da Comissão Nacional de Eleições (CNE) poderiam prejudicar o pleito. O governo, no entanto, assegurou que essas não foram as causas da elevada abstenção.



Tanto Cavaco como Alegre, além dos outros quatro candidatos, tinham pedido que a população comparecesse às urnas e desafiasse o clima frio que vive Portugal.



Os aspirantes com menores possibilidades de ganhar a eleição, segundo as pesquisas prévias, surpreenderam e somaram mais votos que o esperado: 26% no total - o médico Fernando Nobre obteve 13%.



Estes quatro candidatos, de esquerda, tiraram no final mais votos de Alegre que de Cavaco, apesar do reconhecido objetivo de forçar o chefe de Estado a ir para um segundo turno.



Francisco Lopes, respaldado pelo Partido Comunista, quinta força parlamentar, alcançou 7%, e o deputado José Coelho, do pequeno Partido da Nova Democracia, 4,3%.



Por último, o deputado socialista e ex-prefeito da cidade de Viana do Castelo, Defensor Moura, que se apresentava como independente e sem o apoio de seu partido, foi votado por 1,6% dos eleitores.



No partido de Cavaco, o Social Democrata (PSD), a jornada eleitoral foi de euforia enquanto no PS se notava o temor de que um segundo mandato do líder conservador tornasse ainda mais tensa a já difícil convivência com o primeiro-ministro socialista, José Sócrates.



O PS ganhou as eleições municipais e legislativas de 2009, mas perdeu a maioria absoluta conseguida em 2005 e só pôde aplicar as duras medidas econômicas necessárias para reduzir o déficit fiscal português graças à abstenção do PSD no Parlamento.



As campanhas eleitorais, nas quais Cavaco reprovou a má situação em que se encontra o país após seis anos de gestão socialista, agravou ainda mais o distanciamento com o Governo, que advertiu por sua vez que não permitirá que o chefe de Estado interfira nas tarefas do Executivo.



O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, advertiu que se Portugal for obrigado a pedir ajuda financeira externa solicitará que sejam realizados novos pleitos, embora durante a campanha eleitoral Cavaco tenha assegurado que não tem "apetite" de usar suas atribuições para dissolver o Parlamento.



O chefe de Estado, de 71 anos, que também foi primeiro-ministro entre 1985 e 1995, poderá usar essa atribuição a partir do mês que vem, quando for empossado presidente para um segundo e último período de cinco anos.



Nenhum comentário: