sexta-feira, 15 de abril de 2011

A omissão de Jáder Barbalho

Jader Barbalho agora se complicou de vez. Ou pelo menos se espera pela ação da senadora Marinor Brito (PSOL-PA - Moreira Mariz/Ag.Senado), que anunciou que irá protocolar duas representações contra o político em fase de posse, do PMDB-PA.

Tratam-se na verdade de duas açpões, sendo uma no TSE e outra no Ministério Público Eleitoral.

A senadora acusa o rival de omitir a propriedade de uma emissora de TV na declaração de bens que entregou à Justiça Eleitoral, ao registrar a candidatura ao Senado em 2010.

E dá nome aos bois, já que a empresa em questão se chama Rádio e TV Tapajós Ltda., que está sediada em Santarém (PA) e retransmite a programação da Globo para cidades do interior paraense.

Marinor diz que Jader, “sócio oculto da emissora desde 2001”, só registrou sua participação na sociedade neste ano de 2011.

Jornais divulgaram hoje que a senadora irá anexará às ações cópias de um “contrato de gaveta” firmado há uma década e do registro na Junta Comercial do Pará, deste ano.

Nos dois documentos, Jader figura como dono de 50% das cotas da empresa. Os outros sócios são Joaquim da Costa Pereira (49%) e Vera Soares Pereira (1%).

Sabe-se agora que Joaquim e Vera são marido e mulher e, segundo a senadora, Jader viu-se compelido a regularizar a relação comercial depois da morte de um dos sócios.

Com o registro na Junta Comercial, ele se habilitou a tomar parte do inventário.

Marinor informou que seus advogados protocolarão as representações nesta sexta (15). "A omissão à Justiça Eleitoral precisa ser apurada", declarou.

A senadora chegou a Brasília depois que Jader teve a eleição para o Senado impugnada com base na Lei da Ficha Limpa. Só que Jader conta com o benefício promovido pelo STF, que decidiu que a lei que exige prontuários higienizados não vale para a eleição do ano passado.

Jader, por aí,aguarda apenas que o TSE marque o dia de sua diplomação para assumir a cadeira momentaneamente ocupada por Marinor.

Enquanto espera pelo inevitável, Marinor diz: “Continuo exercendo o meu mandato na sua plenitude...

“...Farei o que estiver ao meu alcance para dificultar a posse de mais um ficha suja”.

Nenhum comentário: