domingo, 1 de maio de 2011

A MORTE DO FILHO DO KADAFI

Enquanto os jornais noticiavam a morte do filho mais novo do ditador Muamar Kadafi eu refletia sobre a bestialidade que é uma guerra.
Como alguém pode justificar tantas perdas,tanta dor e sofrimento?A guerra é mesmo a última alternativa para solucionar conflitos?Existe quem mata pelo bem e quem mata pelo mau?
Há anos procuro a resposta para estas perguntas e quanto mais o tempo passa mais acredito que não as terei.
Em um passado,que eu julgava distante,guerriava-se porque os homens desconheciam o significado de muitas palavras entre elas a palavra:Direito.
A necessidade de sobreviver naquele mundo ainda tão rude coibia qualquer possibilidade de diálogo,entendimento,respeito,direito.
Um passado que eu julgava distante...
Hoje,em pleno século vinte um os homens pelo instinte de sobrevivência continuam ignorando o significado dos valores acima mencionados.
Fabricamos máquinas primorosas,fomos à lua,produzimos o antibiótico,vivemos na era digital,somos capazes de clonar seres humanos e,ainda assim,fazemos,compactuamos,justificamos uma guerra.
O filho mais joven do ditador Muamar Kadafi morreu vitimado por um ataque da OTAN,seu pai,com certeza,para se manter no poder nestes trinta anos deve ter ceifado a vida de muitas pessoas mas,será que aqueles que mataram seu filho são melhores do que ele?
Kadafi mata seus opositores porque é mau e aqueles que invadiram seu país matam porque são bons?
Alguém poderá mencionar os inúmeros rebeldes que estão sendo assassinados todos os dias,a truculência do ditador,poderão até dizer que "ás vezes o remédio precisa ser amargo".
Eu,me preparo para me deitar com uma infinita incompreensão,talvez nem consiga dormir,a guerra é mesmo um mal necessário?Somos melhores do que aqueles que guerriavamno passado?
Kadafi mata porque que sobreviver no poder.A OTAN mata porque sua sobrevivência depende do petróleo.
A Líbia tem feito pais chorarem todos os dias a morte de seus filhos,agora chegou a vez do Kadafi.
Algum ser HUMANO pode enxergar mérito nisso.
numa guerra,quem mata é melhor do que quem morre?
Vai ser uma noite difícil e amanhã,nem depois,nem que eu vivesse mais cem anos eu teria as respostas.

ABRAÃO LOPES SANATNA

Nenhum comentário: