sexta-feira, 3 de junho de 2011

Lula vira garoto-propaganda de campanha de ONG contra afome

Folha.com: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escalado como um dos garotos-propaganda da campanha "Cresça" (grow, em inglês), que a ONG internacional Oxfam lançará nesta quarta-feira. Além de Lula, Desmond Tutu, vencedor do prêmio Nobel da Paz por sua luta contra o Apartheid na África do Sul, e os atores Scarlett Johansson e Gael García Bernal também apoiam a campanha.

O brasileiro, porém, é a principal estrela do projeto, que pretende promover a segurança alimentar nos países pobres. Segundo a assessoria de imprensa da ONG, os idealizadores da campanha contam com o carisma e a repercussão global do político para atrair audiência à campanha.

A participação do ex-presidente foi acordada em reunião realizada em Londres, em abril, com a presidente de uma das 14 filiais da ONG, Barbara Stocking. Ela afirmou, na época, que pretende contar com a experiência de Lula em projetos sociais na África, continente priorizado pela fundação que o petista está estruturando.

Lula gravou dois vídeos para a campanha na última segunda-feira (23), em São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa do escritório internacional da Oxfam no Brasil, a gravação durou uma hora e o ex-presidente preferiu usar suas próprias palavras em vez de ler as falas que haviam sido escritas para ele.

No primeiro vídeo, que tem um minuto de duração e foi publicado nesta terça-feira, o petista aparece falando que o combate à fome é "uma luta de todos". Ele cita que cada governo nação tem a " responsabilidade da segurança alimentar de seu povo, garantindo a produção de alimentos ou a renda para que cada família possa comprar sua comida".

Para ele, "essa é a condição básica para a paz, a democracia e a cidadania, não existe conquista mais importante para uma sociedade do que poder tomar café da manhã, almoçar e jantar".

Lula também afirma que "os países mais ricos têm que ajudar no desenvolvimento dos países mais pobres" e finalmente afirma que toda a sociedade deve colocar em prática "a soliedariedade de que todo ser humano é capaz".

Outras imagens dele deverão ser divulgadas durante o mês de junho, incluindo relatos de Lula sobre momentos em que ele mesmo passou fome e detalhes de sua vida, como seus pratos de comida favoritos.

Nenhum comentário: