domingo, 17 de julho de 2011

PT de todos os brasileiros

Por Antonio Mentor



A história do PT compreende um dos processos mais genuínos de estruturação de organização política, construída a partir de movimentos sociais de resistência à ditadura, promovidos por artistas, operários, intelectuais, religiosos e estudantes.

A proposta de se criar um partido integrado por todos aqueles que tinham o sonho e o ideal de uma sociedade justa e fraterna encontrava-se em processo de amadurecimento desde a segunda metade da década de 70, quando a sociedade se mobilizou e mostrou sua força na luta contra a ditadura do governo de repressão militar.

O partido, nascido em fevereiro de 1980, sempre representou a esperança de importantes transformações políticas no país, que se tornou referência para o Brasil e toda a América Latina.

Foi assim, em 25 de janeiro de 1983, quando o PT organizou o primeiro ato público pelo direito de voto para escolher o presidente da República, que reuniu 15 mil pessoas na Praça Charles Miller, em frente do estádio do Pacaembu. A campanha das “Diretas Já” mobilizou milhões de brasileiros e foi fundamental no processo de reconstrução da democracia no país.

Caracterizado pela intensidade e efetividade da organização pela mobilização e luta social, o PT participou ativamente da constituição da política democrática brasileira, cresceu e ganhou mais força. Hoje, o Partido dos Trabalhadores tem cerca de 1,4 milhão de militantes, que são a alma do partido, e 60 mil dirigentes. E é bem provável que seja o único partido que consiga mobilizar as massas em apoio aos seus projetos.

A trajetória do PT é extraordinária. Temos hoje a maior bancada na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de São Paulo e a segunda maior bancada no Senado. O PT deixou de ser um partido de São Paulo e se tornou um partido nacional, com prefeitos e governadores em todas as regiões do país.

Sem contar, que trabalhamos arduamente e conquistamos nosso grande projeto: a presidência da República. Por oito anos, o PT liderou o governo mais popular da história do Brasil, aprovado por mais de 80% da população. Com Lula na presidência, iniciamos um ciclo virtuoso de mudanças profundas no país, que continua em curso com a nossa presidente Dilma Rousseff.

Definitivamente, o PT se consolida como um partido do presente e do futuro da nação brasileira. Esta trajetória de sucesso e realizações reafirma que sempre estivemos no caminho certo e que nossa luta para construir um Brasil melhor para todos não foi em vão.


Antonio Mentor
Deputado Estadual

Nenhum comentário: