domingo, 23 de outubro de 2011

Americana: um governo sob suspeita, por Pedro Salvador

Americana, comandada pelo prefeito Diego De Nadai (PSDB) e pessoas de sua confiança, tem se notabilizado pelo envolvimento em graves denúncias de possíveis irregularidades. Denúncias estas veiculadas pela imprensa, não só local, e que deixam a administração tucana sob suspeita.

O novelo é grande e, a cada dia, fica maior e mais enrolado. São denúncias nas mais diversas áreas, sem contar a falta de ética e respeito do prefeito em relação à Câmara de Vereadores e ao Ministério Público. E pior, a falta de respeito à população.

É uma infinidade de denúncias, envolvendo desvio de dinheiro do Programa Segundo Tempo; contratação da empreiteira Saúvas; descumprimento de contrato com o BNDES; excesso de contratação de comissionados; desrespeito à Lei Mentor; matrícula fantasma de criança em creche; má gestão de recursos federais destinados aos Pontos de Cultura; omissão na fiscalização das obras da estrada Ivo Macris; prática de nepotismo na contratação de parentes; obstrução de fiscalização dos vereadores e do Ministério Público, o que resultou em processo criminal ao prefeito; desrespeito à decisão do Ministério Público em aumentar número de vagas nas creches; improbidade do prefeito Diego no caso do comissionado Marco Antonio de Paula, o “Capivara”; permissão indevida de uso de trator da prefeitura, que causou a morte do condutor; suspeita de favorecimento de empresas na construção irregular sobre Área de Preservação Permanente (APP), na Lagoa do Piva; descarte irregular de entulhos em área de preservação ambiental, na Gruta Dainese...show do Toquinho...e por aí vai a extensa lista.

O mais grave de todo esse rosário de possíveis irregularidades administrativas, já divulgadas pela mídia, é o descaso com a Saúde em nossa cidade, onde vidas humanas são tratadas como objeto de descarte.

O Ministério Público instaurou inquérito para apurar o motivo da paralisação das obras de ampliação do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi; denúncias de internação de pacientes em quarto fantasma do HM; fraude junto ao SUS por coação de médicos ao registrarem internações a pacientes que já teriam sido medicados e liberados; de emissão de aproximadamente 100 laudos médicos falsos ao mês; maus tratos aos idosos; contratação da Oscip SPDM para gerir a saúde no município, que é acusada de usar CNPJ falso, com dívidas trabalhistas e mais de R$ 21 milhões ao INSS; troca de medicamentos na farmácia do bairro Antonio Zanaga, que levou à morte uma paciente; queda e morte de paciente internado em maca no corredor do HM; entre outras.

A saúde da população de Americana está entregue à própria sorte. Os números confirmam este triste cenário: aumento recorde de 41% da mortalidade infantil na cidade.

É uma pena que por inexperiência, irresponsabilidade ou má fé, Americana vive um momento tão conturbado administrativamente.

O que vemos hoje é o aumento da dívida do município, obras que deveriam ser feitas, mas não são, e outras obras intermináveis, além de muita maquiagem nas ruas da cidade. Soma-se a tudo isso as possíveis irregularidades, fatos que comprometem e colocam em risco o futuro da nossa cidade.



Pedro Salvador

Ex-vereador e membro do diretório estadual do PT

Nenhum comentário: