domingo, 24 de abril de 2011

E eu com isso? Do site http://eucomisso.com.br/

É caro leitor. Isso mesmo! Preços mais caros para nós (infelizmente) vou explicar o que temos a ver com isso!

Enquanto estamos aqui no Brasil comemorando o nosso feriado prolongado (Tiradentes e sexta-feira da paixão) nossos amigos de olhos puxados estão fazendo greve para pressionar o governo a diminuir o preço dos combustíveis. A China, como o Brasil, está sofrendo para segurar a inflação (em breve um post explicando direitinho como a inflação nos afeta) que bateu na casa dos 5,4% em Março.

Uma multidão de 600 caminhoneiros parou em frente ao maior porto de contêiner do mundo (esse tipo de porto, trafegam 80% das mercadorias que conhecemos). Isso quer dizer que os produtos que importamos não chegaram a tempo nas prateleiras dos supermercados e atacadistas, consequentemente os produtos que estão nos estoques devem ter seus preços elevados até que a situação se regularize (lei da oferta e demanda).

A China é o maior parceiro comercial do Brasil e importamos muito mais do que exportamos, o que nos afetará bastante. Muito dos produtos industrializados que utilizamos são fabricados ou tem componentes “made in China”. Para aqueles produtos que existem um concorrente nacional, será uma ótima oportunidade de ver suas vendas aumentarem.

Cultura Chinesa

Muito se escuta que os chineses vivem em regime de escravidão aberto. Trabalham em condições desumanas e recebem salário apenas para subsistência. O PCC (Partido Comunista Chinês) dita às regras no país através do seu presidente Hu Jintao inclusive uma delas é censurar a mídia e internet.

Estas manifestações tiveram início na internet como ocorreu na “Revolução Jasmim” do mundo árabe. Várias pessoas já foram presas por participar ou incentivar a manifestação. Nesta sexta, policiais a paisana (sem uniforme) estavam espalhados próximo a região do conflito para deter jornalistas e fotógrafos estrangeiros.

Apesar de toda essa dificuldade, os chineses estão dando “aula” para nós brasileiros de como protestar e exigir seus direitos. O preço da gasolina aqui está um absurdo! O discurso de autossuficiência para garantir um preço justo já foi por agua abaixo. Só me resta uma pergunta: Quando os 93,6 bilhões previstos de investimento na Petrobras em 2011, trará algum retorno para nós brasileiros?

Filipe Rodrigues

Nenhum comentário: