quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Morre, aos 64, ex-vereador Arruia

O ex-vereador Octávio Rocha, o Arruia (PTB), um dos personagens mais controversos do cenário político de Santa Bárbara d’Oeste, morreu aos 64 anos no início da noite de ontem. O morador de rua e catador de recicláveis, que foi o terceiro vereador mais votado nas eleições de 2004, com 1.675 votos, estava em um bar na Avenida Carlos Botelho, em Nova Odessa, quando desmaiou. A suspeita é que ele tenha sido vítima de parada cardíaca.
A ambulância foi chamada e os enfermeiros tentaram reanimá-lo, sem sucesso. Segundo a Coordenadoria do Hospital Municipal de Nova Odessa, Arruia morreu por volta das 18h e estava em estado de completo abandono, com aparência bastante abatida. A família do ex-vereador, que tinha seis filhos, foi procurada pela equipe do hospital. O corpo foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Americana. O velório pode ocorrer no prédio da Câmara.

O morador de rua foi vereador em Santa Bárbara d’Oeste entre os anos de 2005 e 2008. Depois que deixou a Câmara, ele tentou morar com familiares em um sítio em Minas Gerais, mas por causa de problemas pessoais, voltou pouco depois a morar na rua. Desde então, vivia da coleta de materiais recicláveis. Arruia chegou a assistir a sessão da Câmara de Nova Odessa da segunda-feira, dia 1º. Lá, cumprimentou amigos e brincou que voltaria a se candidatar vereador, dessa vez na cidade.

O apelido Arruia surgiu de seu hobby predileto: a leitura. Segundo ele, descobriu nos livros que o termo “arruia” significa “salve amigo” em libanês. A partir daí, começou a cumprimentar a todos desse modo. O apelido pegou. Antes de ser eleito, Arruia dormia embaixo de uma marquise e usava as instalações do Corpo de Bombeiros para tomar banho. Segundo contava, foi morar na rua e começou a recolher papelão depois de “perder tudo” e ficar desempregado: o filho teve leucemia e teve que vender tudo para pagar o tratamento.

INCENTIVO

Nascido em Americana, Arruia contou na época de sua eleição que foi incentivado por Sérgio Camargo (PTB), presidente da Câmara de Santa Bárbara no biênio 2005/2006, a se candidatar. “Esperava me eleger, mas não tão bem votado”, afirmou. Ele acreditava ter conquistado os votos ao “fazer campanha” - conversar com a população - enquanto recolhia papelão.

Em fevereiro de 2007, pediu afastamento de 30 dias do cargo no Legislativo para fazer tratamento em uma clínica de repouso de Hortolândia. Em janeiro do mesmo ano, ele ficou desaparecido por vários dias e foi localizado em Bauru, cidade a cerca de 210km de Santa Bárbara d’Oeste, vivendo como mendigo. Na época, relatou à polícia que havia sido levado para a cidade por dois supostos assaltantes. Arruia disse ter perdido a memória por pelo menos 15 dias.

Nenhum comentário: