quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Ministro vai liberar R$ 2 milhões para nova sede do INSS, em Americana

Atendendo a pedido do deputado estadual Antonio Mentor, o ministro da Previdência e Assistência Social, Garibaldi Alves Filho, irá destinar R$ 2 milhões para a construção de uma nova agência do INSS em Americana. O recurso, segundo Mentor, será inserido no orçamento da União de 2012. “Americana terá uma agência moderna e com melhores condições de atender a população”, afirmou.

Para viabilizar a obra, a prefeitura terá que doar um terreno para o INSS. Na próxima semana, a Bancada de vereadores do PT apresentará um projeto de lei autorizando a administração a ceder a área para a implantação do prédio. “Acredito que o prefeito fará a concessão, sem problema porque o interesse público é maior”, declarou o vereador do PT, Adelino Leal.

Na opinião de Mentor, a nova agência deve ser mantida próxima ao Centro. “Em função da maioria das pessoas atendidas na agência do INSS, que é idosa e com dificuldade de locomoção, penso que o ideal seria que a nova sede ficasse numa área mais central. Americana tem algumas alternativas.

Poderíamos até apresentar sugestões, mas acho que o prefeito conhece mais a disponibilidade de áreas que o município tem”, afirmou o deputado.
Segundo o chefe da agência da Previdência Social de Americana, Antonio Carlos Pelissari, o ideal é que a área do novo prédio tenha entre 2 mil e 2,5 mil metros quadrados. “A maior parte dos nossos serviços é feita no térreo. A perícia e o serviço social também funcionam nesse piso. Precisamos de uma estrutura única”, afirmou.

De acordo com Pelissari, é importante que a agência tenha uma área que atenda aos padrões projetados hoje pelo INSS em todo o país e com espaço para estacionamento. Segundo ele, cerca de 800 pessoas são atendidas, diariamente, no prédio central do INSS de Americana. Desse total, entre 100 e 150 são atendimentos de perícia.

O vereador petista Celso Zoppi elogiou o trabalho do deputado Mentor. “O deputado teve importante empenho em intermediar essa questão. Isso demonstra a grandeza da política acima de qualquer interesse”, declarou.



Ofício

No início de agosto, Mentor encaminhou ao ministro da Previdência Social, por intermédio do secretário executivo da pasta, Carlos Eduardo Gabas, ofício solicitando a construção de uma nova agência do INSS em Americana.

O deputado justificou que a atual agência está instalada em um prédio central, construído há mais de 80 anos. “O estado do prédio hoje é precaríssimo e põe em risco a segurança, a integridade física e a própria vida de seus servidores, usuários e demais frequentadores”, afirmou.

Junto ao pedido, foram encaminhadas fotos da agência, que demonstram o estado de ruínas que se encontra o prédio atual. “O edifício apresenta trincas e buracos no piso, a pia da cozinha está sem torneiras, a rede de encanamento está deteriorada, as paredes descascando, há infiltrações e buracos no teto, os azulejos estão despencando em salas de espera. Há registro até mesmo de queda de concreto sobre a calçada e de janelas quebradas e na iminência de desabarem, pondo em risco a integridade física dos pedestres”, relatou.

Nenhum comentário: