sábado, 15 de outubro de 2011

Entendendo as falhas do PAI

Diz um velho ditado popular que “pau que nasce torto, até a cinza é torta”. Pois bem, esse ditado cabe muito bem à Rede Nossos Pais (Programa de Atendimento Imediato) tão alardeada pela atual administração e que teve início em quatro de julho deste ano, sob o gerenciamento da OS (organização social) SPDM (Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

Com muita pompa e com a presença de secretários, vereadores e outros comissionados, a obra foi entregue a população: ”Estamos inaugurando uma nova fase da saúde de Americana. A população poderá conhecer o trabalho da SPDM, seu profissionalismo. Funcionamento vinte e quatro horas. Referência em assistência médica, etc.”

Pois bem, a pompa e bajulação duraram poucas horas e, logo no dia da inauguração, o PAI do Zanaga falhou. Não havia médico pediatra e nem clínico geral. A poucos dias uma paciente morreu,após ter recebido medicação equivocada,caso que está sendo investigado pela polícia.

Pouco tempo depois, em nove de agosto foi inaugurado o PAI do Parque Gramado, com as mesmas pompas e mesmos discursos eleitoreiros, e deu na mesma: em menos de 10 horas de funcionamento, a unidade registrou falta de médicos, e a espera pela consulta demorava até três horas. ”Isso é uma vergonha. Colocaram grama, pintaram a fachada, deixaram tudo bonito, mas não tem médicos”, dizia um morador.

No final de setembro, no dia 28, foi a vez do bairro Mathiensen ser contemplado com uma bela comitiva de comissionados do prefeito, faixas de apoio e aplausos durante a entrega da terceira unidade do Pai,mas a alegria durou pouco.Já no segundo dia de atendimento pacientes reclamavam da falta e atraso de médicos.”Isso é um absurdo.È assim que o povo pobre de Americana é tratado?”,perguntou uma senhora.

Isso é um breve relato das atrocidades que vem ocorrendo nos nossos PAI’s, no H.M. e na saúde de Americana em geral. Em breve outras serão reveladas.

E agora fica a pergunta?O que está por trás de tudo isso?Quem é o pai do PAI?O quanto isso nos custa?Que é essa SPDM?

Em breve, as respostas.

Wlademir Aparecido de Castro

Nenhum comentário: