Americana não escapou ao surto de catapora que atinge várias cidades da região. Somente este ano, 540 casos da doença foram registrados no município, quatro vezes mais do que em 2009, quando foram notificados 154 casos.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Simone Maciel, a catapora é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus Varicela-Zoster, que geralmente em indivíduos sadios evolui para cura sem maior gravidade da doença. Na grande maioria das pessoas, os sintomas mais comuns são febre, mal-estar, inapetência, dor de cabeça, cansaço. Surgem lesões de pele caracterizadas por manchas avermelhadas que dão lugar a pequenas bolhas ou vesículas cheias de líquido que posteriormente formarão crostas, e que provocarão muita coceira.
Um dos motivos para o aumento de casos é a baixa umidade do ar, o que facilita a transmissão da doença. “A catapora é transmitida por contato direto entre pessoas ou por secreções respiratórias”, falou a enfermeira. Para combater o aumento desse número, a Vigilância Epidemiológica está orientando quanto aos cuidados para não ser infectado. “As pessoas que foram infectadas pelo vírus da catapora devem procurar o médico de confiança para diagnosticar corretamente a doença. Além disso, devem também evitar ao máximo o contato com pessoas com maior risco de desenvolver a catapora grave (adultos, gestantes, imunodeficentes e prematuros)”, orientou.
A Vigilância Epidemiológica faz um alerta especial para as gestantes que ainda não tiveram a doença e nem foram vacinadas para que procurem o médico se tiver tido contato com alguém que esteja infectado e relate o ocorrido. “A vacina não é indicada para gestantes e por essa razão é muito importante que ela procure o médico responsável para que ele possa orientá-la quanto à conduta”, comentou Simone. Para evitar a catapora, é necessário manter ambientes limpos e ventilados, lavar as mãos corretamente, evitar tocar os olhos, nariz e boca após contato com superfícies, não compartilhar copos e utensílios, evitar aglomerações e manter uma boa alimentação e hábitos saudáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário